Psicopedagogas Voluntárias Transformam o Instituto Lares em um Espaço de Desenvolvimento

Psicopedagogas Voluntárias Transformam o Instituto Lares em um Espaço de Desenvolvimento

No dia 21 de fevereiro, as voluntárias Simone Martinho e Silvana Nascimento, estudantes do último semestre de Psicopedagogia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizaram diversas atividades psicomotoras com os assistidos com o objetivo de trabalhar a coordenação motora geral, equilíbrio, noções de espaço e tempo, autoconfiança e o controle inibitório.

As atividades foram realizadas na quadra para eles poderem se movimentar bastante. Foram utilizados bambolês, cones, bolas e baldes. Os assistidos participaram de todas as atividades propostas e gostaram muito de participar das gincanas que foram feitas nesse dia. Algumas atividades até pediram para repetir de tanto que gostaram. No momento das gincanas torciam pelos seus colegas e ficavam felizes quando conseguiam terminar a atividade.

Desde o mês de junho de 2024, as voluntárias têm realizado diversas atividades com os assistidos como contar histórias, artesanato, jogos na quadra, música etc. Cada atividade é planejada com um objetivo específico, visando o desenvolvimento de habilidades como atenção, consciência corporal, coordenação motora, equilíbrio e noções de espaço e tempo. Além disso, essas atividades também têm o papel de fomentar a autoconfiança e a autoestima, entre outras competências essenciais.

A inclusão nas atividades desenvolvidas é de extrema importância, pois garante que todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades ou limitações, tenham a oportunidade de participar e se beneficiar. Quando promovemos um ambiente inclusivo, não apenas enriquecemos a experiência de aprendizado, mas também cultivamos a empatia e o respeito entre os participantes. A inclusão também permite que todos os assistidos desenvolvam suas habilidades em um espaço seguro, promovendo o crescimento pessoal e social de maneira equitativa.

Foi um momento de bastante exercício corporal de uma forma alegre e descontraída.